quinta-feira, 2 de abril de 2015

DOENÇAS DA PRÓSTATA: HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA (HPB) -CÂNCER DE PRÓSTATA

HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA (HPB): é o crescimento benigno da próstata, o que é comum com o envelhecimento, causando sintomas pela dificuldade da eliminação de urina. A próstata é uma glândula localizada na porção inferior do abdome, que só o homem possui. Ela participa da produção dos espermatozoides e é atravessada pela uretra, para eliminação de urina.
Epidemiologia: Maioria ocorre em homens maiores de 50 anos.
Sintomas: Manifestações clínicas precoces com disúria (desconforto para urinar), polaciúria              ( vontade de urinar várias vezes),  redução da força do força jato urinário, gotejamento pós miccional.
Exames: PSA aumentado maior de 4  e menor de  10 ng/ml. Ultrassom.
Tratamento: medicamentoso, cirúrgico.



CÂNCER DE PRÓSTATA (ADENOCARCINOMA):
Epidemiologia: É o segundo câncer mais comum em homens, representando cerca de 10% do total de câncer no brasil. A maioria ocorre em homens maiores de 65anos ( ¾ dos casos). A grande maioria cresce de forma lenta, levando cerca de 15anos para atingir 1 cm3 , mas alguns tipos podem crescer de forma rápida.
Fatores de risco: idade, história familiar positiva
Sintomas: costuma ser assintomático  nas fases iniciais, provocando manifestações clínicas tardias. Nas fases mais avançadas pode provocar dor óssea, sintomas urinários (desconforto ao urinar, vontade de urinar várias vezes, redução da força do força jato urinário, gotejamento pós miccional) , infecção generalizada e insuficiência renal. Metástase blástica-mista para osso (pelve, coluna, fêmur) com aumento fosfatase alcalina;  pulmão,  fígado, linfonodos.
Exames: PSA maior de 10ng/ml. Ultrassom, Raio X, Tomografia.
Triagem: toque retal  e psa 1 vez por ano a partir dos 50-70anos ou 45anos se for negro ou tiver história familiar positiva. Usg transretal com  biopsia se tiver aumento PSA.
Tratamento: cirurgia, radioterapia, hormonoterapia.